15.3.10

Maison du Brésil







































É uma sensação curiosa morar em um prédio a respeito do qual se estudou. Lembro claramente das aulas de História da Arquitetura na faculdade, e as menções à Casa do Brasil na França, projeto de Lúcio Costa e Le Corbusier. Agora me pego olhando pequenos detalhes do meu apartamento, das escadas, do auditório, do hall de entrada e relembrando das aulas e dos preceitos da arquitetura moderna. Todos os dias - não é exagero, desde que cheguei, foram todos os dias mesmo - há grupos de estudantes ou visitantes que aparecem para conhecer a Maison. Me sinto uma privilegiada por morar aqui.

4 comentários:

  1. Confesso que minha ignorância arquitetônica não me permite ter a mesma admiração que a sua... Os dois pilares dentro do meu quarto, a escada que falta um pedaço e falta de reboco, rs... Pra mim, não tem muito o que admirar. Desculpa tá Eliana, mas tenho muito o q aprender contigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que nada! Quer apostar que você ainda vai sentir saudades desse quarto que a gente, pretensiosamente, chama de apartamento?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh... eu adoro o meu quarto que eu, muito mais pretenciosa, chamo de casa! A minha casa em Paris... Tá, bom, pensando melhor a Maison du Brésil é a minha casa (chic, não?!), mas meu quarto é a parte mais minha casa da minha casa ;)
    Ok... uma reclamação, e te disse ontem... quem faz um prateleira, na altura do joelho, com uma altura de um palmo, praticamente em baixo da pia e que cabe um braço inteiro de profundidade??? Afff... essa me mata!
    hauahaahauhaahu

    Mas, na minha ignorância, penso: O lance é a negação... Não o belo... ou o prático... É para chocar... mudar... e assim, eu acho, belo!

    E vou sentir muuuuuuita saudade da minha casa em Paris.. ai ai

    Beijuuuus para as duas
    YARA

    ResponderExcluir
  4. Vim matar a saudade...
    Pois é... Tô com saudades do que eu chamava de casa... e da parte mais minha casa da minha casa. Até das prateleiras toscas ;)
    Mas sinto mesmo saudades das pessoas que compartilharam a minha casa, durante o tempo que esta foi minha casa...
    Saudades!
    beijus

    ResponderExcluir