8.7.10

As faces do Louvre











Godard - Band à part, 1964









Bertolucci - The dreamers, 2002

Em 1964, Godard fez 'Band à part', filme no qual ele cria uma cena super divertida: a corrida dos três personagens através de uma das alas do Louvre. Era, desde aquela época, a maneira do diretor criticar - e ridicularizar - as hordas apressadas de turistas que circulavam pelo museu, preocupando-se apenas em ver as telas mais conhecidas. Quase quarenta anos, depois, em um período com muito mais turistas e muito mais pressa, Bertolucci faz, em seu lindo 'The Dreamers' (2002), uma homenagem à Godard e recria a cena.
Sempre me senti um tanto incomodada com esse impedimento: vir à cidade como turista e ter que me contentar com uma visita ao Louvre que, mesmo que durasse um dia inteiro, não seria suficiente.
Uma das coisas mais legais de morar aqui é, portanto, um tanto quanto óbvia: poder ir ao Louvre quantas vezes quisermos. Sem precisar se 'entupir' de informação porque só teremos um dia. É possível ver apenas o Egito em um dia, a pintura francesa em outro, o Renascimento italiano mais adiante, apreciar com calma a vista de fora do museu - tão interessante quanto ver as obras de arte -, mergulhar os pés na fonte à sua frente e deixar o tempo passar...
Além do acervo permanente, há sempre exposições temporárias que são interessantes. Neste momento, o museu está com o teto de algumas salas pintado pelo norte-americano Cy Twombly, e uma outra intervenção com frases de neon nas paredes do subsolo, feita por Joseph Kosuth. Linda.
Esta semana eu estava com uma predileção especial pelas expressões das faces. Raivosas, apaixonadas, tristes, lascivas, desesperadas, envergonhadas, pensativas: as faces humanas do Louvre.

























Um comentário:

  1. Lindo!!! Agora preciso ir lá contigo, e ficar quietinha só te ouvindo... Aliás, não sei se você já reparou, mas pra eu ficar em silêncio basta você falar de arte...

    ResponderExcluir