22.10.10

Sarko se souviendra...


...de la France dans la rue!!!























Diz a pichação em um dos painéis que estão em torno do Jardin du Luxembourg. Localizado na região central de Paris e com o prédio do Senado (onde acontecerá a votação da controversa lei da aposentadoria) bem próximo, o parque é um dos locais estratégicos das manifestações do últimos dias, que têm sido, um tanto quanto exageradamente, comparadas às de maio de 68, pela imprensa francesa.
Exageros à parte, a verdade é que a cidade está mesmo movimentada. As já típicas sirenes - que são o ruído habitual de Paris - triplicaram, os transportes são sempre uma incógnita sobre a qual só temos certeza ao entrar em uma das estações de metrô, e os canais de televisão realizam debates e mais debates sobre a realidade francesa, na qual, nos últimos tempos, parecem brotar questões por todos os lados: da xenofobia à aposentadoria, passando pela qualidade do ensino, a greve dos combustíveis e as políticas restritivas do governo Sarkozy.
Os franceses, mestres em se colocar sob o jugo de homens sedentos de poder, descobriram, um tanto quanto tarde, o lado 'imperador' do presidente que elegeram. E estão reagindo.
A pichação diz a verdade: Sarko se lembrará, realmente, do povo nas ruas.

3 comentários:

  1. Ahhhh... com toda a certeza ele se lembrará disso... e eu tb terei isso como lembrança de Paris! A graaande diferença é que para mim será uma boa lembrança... rs

    ResponderExcluir
  2. E eu não estava lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Merde...

    ResponderExcluir
  3. Dé, se te serve de consolo, a cada vez que passo por uma manif, lembro de ti. E tem sido muitas! Beijão!

    ResponderExcluir