19.12.12

Desabafo

Gosto de gente que fala coisas que eu consigo entender.
Gosto de quem é direto. Não precisa escrever bem. Isso já seria um bônus. Não quero (sempre) literatura, embora a ame de todo o coração. Quero quem fale o que tem a dizer. Direto. Sem tergiversações. Sem firulas. Sem cortinas de fumaça. É isso. Pronto.
Não gosto de quem se faz hermético por prazer de ser 'difícil'. Ou, pior, pelo receio de ser compreendido na sua pequenez. Poucas coisas me irritam mais do que essa confusão que é muito comum: 'não entendi, o sujeito que fez deve ser muito inteligente'.
E detesto quando me engano. Começo a ler - ou a ouvir, ou a assistir -, em um primeiro momento parece que tem algo ali, mas é que nem algodão doce: a gente coloca um montão na boca e acaba com uma pastinha de açucar minúscula.
Abomino gente que tem opinião sobre tudo. Da crise no Oriente Médio ao novo disco daquela banda mega alternativa, o sujeito tem algo a dizer.
Gosto de gente que encara o mundo sem véus, sem se esconder atrás de palavras que podem encher os olhos, mas que, a um olhar mais atento, se revelam no que são: camadas protetoras. Air bags de sentimentos. Protetores covardes contra ela: a vida.
Quero olho no olho, voz inflamada, paixão explícita, ainda que seja para discordar de mim. Antes um opositor honesto - e que creia, sinceramente no que defende, mesmo que eu possa achar um absurdo - do que alguém que sai pela tangente, vai até a página vinte e desiste.
Hoje li uma frase bobinha no facebook que teve o poder de me fazer parar prá pensar: 'a vida é muito curta para cafés ruins'. E eu... concordo, ple-na-men-te! Substituindo os 'cafés' por qualquer outra coisa, decidi fazer desta frase minha resolução/lema/ bandeira para 2013.
Pronto, desabafei!...

3 comentários:

  1. Concordo com você, Eliana. A vida é muito curta para qualquer coisa ruim, daí vamos ao bom da vida. Não sendo bom deixa de lado, joga fora o café, a piada, a reflexão, o ensaio, o namorado, seja lá o que for. Feliz 2013, que seja bom, se não for, vale um pulo para 2014.

    ResponderExcluir
  2. Bem falado! Realmente acontece muito, a gente não entende algo e não gostamos... e as pessoas ao nosso redor ficam maravilhadas, descobrindo muitas coisas por detrás daquilo que não entendemos. E nada faz sentido... e então a pessoa é um gênio. E quem se expressa melhor, quem consegue se fazer entender... não recebe a atenção merecida!

    ResponderExcluir