25.4.10

Parc Montsouris






























Bem em frente à Cité Universitaire fica o Parc Montsouris, um parque não muito grande, mas lindo, onde foi filmado o último episódio do filme 'Paris, je t'aime'. Gosto mais ou menos do filme, há seqüências muito bonitas dentre os vinte e um curtas que o compõem (e que são locados nos arrondissements de Paris), inclusive a que é dirigida pelo brasileiro Walter Salles. Há outras, porém, que, a meu ver, não merecem atenção.
A última história, dirigida por Alexander Payne, sempre, sempre, que assisto, inevitavelmente, me arranca lágrimas. Ela é locada no 14eme arrondissement - na verdade, ela passa por vários locais da cidade e termina neste bairro -, exatamente no Montsouris. Trata do preciso momento em que conseguimos captar a alma de uma cidade, aquele instante no qual deixamos que ela entre de verdade em nosso coração - e que nunca diz respeito à locais indicados pelos guias turísticos, ou aqueles que já estamos cansados de ver em fotos.
A protagonista, após vagar por toda a 'Paris' dos turistas, subitamente, se vê sentada no parque, observando crianças brincarem. É ali que acontece: ela cai de amor pela cidade. É lindo e emocionante.
Eu já conhecia o parque, mas na primeira vez que voltei ao Montsouris nesta minha experiência de um ano morando aqui, me peguei com os olhos cheios de lágrimas. Foi inevitável lembrar essa cena do filme, e fazer a ligação dela com as minhas expectativas sobre a cidade. No filme, a atriz termina dizendo algo como: 'foi ali que eu me apaixonei por Paris. E foi ali que Paris se apaixonou por mim'.
Era o meu primeiro dia como moradora dessa linda e assustadora cidade e eu estava no Montsouris. Tudo fascinava. Tudo dava medo. E era inevitável me perguntar se eu me apaixonaria por Paris e se Paris se apaixonaria por mim. Era ainda inverno e o parque tinha um aspecto um tanto árido, com os canteiros nus e as árvores sem folhas. Tudo ainda era uma grande esfinge a me olhar de viés e questionar: quem devoraria ou decifraria quem? Eu e a cidade: seríamos um caso de amor ou uma cansativa batalha durante um ano?
Hoje, depois de quase dois meses aqui, fui, pela primeira vez, fazer um piquenique em um Montsouris totalmente diferente: as flores desabrocharam e o sol saiu. É, finalmente, primavera em Paris. O Parque, que já era lindo, ficou ainda mais deslumbrante. E, sim, senti que ao menos esse pequeno pedaço de Paris se apaixonou por mim.

3 comentários:

  1. É verdade! Não sei dos filmes... porque ainda não vi... mas do sentimento que o prque é capaz de causar...
    Já estive algumas vezes lá... até mesmo é lugar que vou quando, por algum motivo, preciso me revigorar... é lindo! E agora na primavera as cores, os sons, os cheiros fazem saltar o coração da gente!
    Ali sou apaixonada por Paris e acho que ela por mim! ;)
    Hoje por exemplo... foi apaixonadamente divertido...
    hauahauahuaha
    Quem sabe, após várias visitas como a de hoje, a gente consegue virar aquele jogo?!
    Também se não... a coxas vão endurecer e os braços e costas vão se modelar... e vai valer a pena do mesmo jeito!
    hahahaha
    eiii... você não falou da peteca! (então eu falei :P)
    hauahuahauau

    beijuuuuus garndes foi uma linda tarde no Montsouris :D

    YARA

    ResponderExcluir
  2. Pois é, acabei não falando do jogo de 'peteca chic' chamado badminton que jogamos durante boa parte da tarde. Na verdade, 'jogamos' é forma de dizer, já que passamos mais tempo correndo atrás da petequinha no chão do que rebatendo com as raquetes. Mas é verdade, mais umas tardes como essa e entraremos, definitivamente, em forma! Também não falei das coisas deliciosas que comemos, dos vinhos que tomamos e da roda de capoeira que vimos, composta por vários franceses e apenas dois brasileiros. Foi mesmo, uma tarde inesquecível e mágica... Que venham outras!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre... fotos perfeitas e palavras perfeitas. Também não conheço o filme mas confesso que agora quero ver ao menos esse episódio. Posso também dizer que sou mais uma que no Mountsouris me apaixonei por Paris, e que Paris se apaixonou por mim.

    Beijos

    ResponderExcluir