1.5.10

Cinesthesis

Essa etapa do trabalho de escrita da tese é muito solitária. Especialmente em outro país, que, se por um lado nos permite um distanciamento saudável para examinar o nosso objeto de estudo sob outras perspectivas, por outro nos isola das pesssoas com quem habitualmente discutimos. E, às vezes, faz falta a interlocução com outros pesquisadores.
Mesmo que os temas não se assemelhem, sempre podemos encontrar pontos de ligação entre eles que nos auxiliam a construir novas abordagens.
Pensando nisso, eu e alguns outros amigos aqui da Maison resolvemos organizar o 'Cinesthesis', uma série de encontros nos quais apresentaremos filmes e depois alguém falará sobre o seu tema de pesquisa à luz daquele filme específico. Afinal, estamos em um edifício com cem apartamentos e, em cada um, um pesquisador interpelado por uma questão.
Amanhã começa o que, esperamos, seja uma série de encontros para começar a colocar esses temas em pauta. Como ainda é uma idéia muito inicial, nós, organizadores, seremos as 'cobaias' das primeiras sessões. A primeira, portanto, se inicia com o filme 'Playtime', do diretor francês Jacques Tati, com um comentário meu - abordando a relação entre o filme e a vida urbana - e a mediação da Helena Stigger nas perguntas. O cartaz e o título do evento foram criados por Gladson Dalmonech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário