4.5.10

Chats perchés

Quem acompanha o blog desde o início (ou aqueles que tiveram a paciência de ler todas as postagens) sabem da minha admiração pelo diretor francês Chris Marker. O nome do blog foi inspirado por um de seus documentários, o maravilhoso 'Sans soleil'.
Há outro documentário do Marker chamado 'Chats perchés', os 'gatos empoleirados', que também adoro. Nele, o diretor utiliza a figura do Monsieur Chat, o gato sorridente que começou a ser pintado nos muros de Paris após os atentados de 11 de setembro, como forma de manifestação política. Marker persegue os gatos pela cidade, realizando um documentário que interliga política, urbanidade e o poder que a sociedade do espetáculo possui de construir e destruir imagens.
Admiradora de muito tempo do trabalho do diretor e dos 'chats' em particular, fiquei totalmente surpresa e feliz de encontrá-los nas manifestações do Primeiro de Maio aqui em Paris.
Voilà! Os 'gatos empoleirados' na Place République!





















Cartaz do documentário
















Um dos 'chats' originais nos muros da cidade















Querubins da République 'brincando' com o gato















Mais gatos


E agora eu tenho o meu 'chat' de estimação!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário