22.5.10

Cinesthesis 3

Amanhã haverá mais um Cinesthesis. Desta vez, a socióloga Débora Goulart escolheu o documentário brasileiro 'Dia de Festa', de Pablo Georgieff e Toni Venturi, que trata do Movimento dos Sem-Teto de São Paulo através de quatro mulheres que são suas líderes.
A mediação será feita por mim.

____________________________

25 de maio

Como na sessão anterior, acrescento, depois de passado o evento, alguns comentários sobre como foi o desenvolvimento da sessão.
Na sua fala, Débora explorou a questão ampla dos movimentos populares, desnaturalizando categorias tidas como já estabelecidas e traçando um panorama esclarecedor sobre alguns conceitos como 'sociedade', 'mobilização social', 'bem estar social', 'legislação' e outros termos que empregamos de maneira tão corriqueira, muitas vezes englobando dentro deles elementos conflitantes e/ou paradoxais. Foi excelente: uma construção de fala clara e estruturada, abordando uma questão complexa de maneira direta sem cair no simplismo.
Na mediação, não consegui escapar das representações culturais (um dos meus interesses principais) e tentei traçar um paralelo das personagens do documentário com o livro 'Pequenas Criaturas', do contista carioca Rubem Fonseca, vinculando-as através do viés da busca de identidade.
Como das outras vezes, tivemos uma participação pequena em termos numéricos, mas bastante efetiva: todos os que estavam presentes participaram da discussão. Filosofia, comunicação, linguística, sociologia e arquitetura tiveram espaço na discussão, que se prolongou até quase à meia-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário