15.4.12

À bientôt, Paris


Depois de um mês, começo a me preparar para a despedida. Hoje, andei pelas ruas da cidade já imbuída daquele 'espírito' de tentar impregnar o olhar, deixar o tempo marcar nas retinas os prédios que gosto tanto, as paisagens que me fascinam, as pessoas que passam apressadas e nem percebem que estão sendo observadas.
Claro, Paris é apenas mais uma cidade. Tem seu charme, como muitas outras, mas certamente não é perfeita: o metrô cheira mal, o parisiense por vezes é brusco no trato cotidiano - o que faz com que seja tachado (injustamente, na minha opinião) de grosseiro -, determinados hábitos são estranhos para os nossos costumes.
Tudo isso é verdade. Mas, não há como negar: a cidade conquistou um pedacinho do meu coração. Lembro de que, quando vim morar aqui, há dois anos atrás, me perguntava: eu e a cidade, seremos um caso de amor ou uma dura batalha? (isso foi nesse post aqui)
A resposta, que não veio naquele momento, me aparece agora: nem uma coisa, nem outra. Vivi muitas coisas aqui, boas e ruins. Algumas das boas, vim, com frequência, dividir no blog. As ruins, tentei deixar de lado, e, como li outro dia em algum lugar, manter em algum lugar bem escuro e fundo dentro de mim, no qual elas morram de fome.
O fato é que, seja pelas alegrias, seja pelas tristezas, a cidade passou a fazer parte inseparável da minha história de vida. Como aquelas pessoas que amamos profundamente, mas que, ao mesmo tempo, também são as que mais conseguem nos tirar o nosso equilíbrio. Voltar para cá misturou, em doses exatas, o receio e o prazer.
Passado um mês, e faltando poucos dias para a minha partida, começo então a me despedir dessa cidade que se tornou tão especial para a minha história. Desta vez, com a certeza reconfortante que não é um 'au revoir', mas apenas um 'à bientôt'. Ano que vem estarei de volta!

3 comentários:

  1. Amiga chic... Paris é exatamente isso pra mim! Impressionante como você consegue expressar com palavras de forma tão clara o que significou e ainda significa essa Paris. Para mim, a Paris que me assustou no início, que me fez desejar voltar pra casa, que me fez ter pânico... não conquistou um pedacinho do meu coração. Conquistou meu coração inteiro! Amo essa cidade e tudo o que ela representa pra mim. Amo as pessoas que nela conheci, os momentos que aí vivi, as conquistas realizadas... Em breve quem sabe estarei de volta... Por pouco tempo, a passeio ao menos, pra sentir essa sensação que você está sentindo e que deve ser maravilhosa! De uma Paris que mesmo fazendo sofrer em alguns momentos, apaixona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, minha linda... Faltou dizer uma coisa importante! Qualquer cidade é apenas mais uma cidade. Claro, tem as mais bonitas e outras nem tanto, mas o que faz a diferença são as experiências que ali tivemos. E, claro, com QUEM as tivemos. E, nesse sentido, você e os outros amigos que dividiram este período aqui serão sempre parte disso que se tornou tão uma experiência tão rica... Nós sempre faremos parte dessa 'nossa' Paris, que ficou de forma tão especial nas nossas vidas...
      Da mesma maneira que a cidade, também sempre seremos especiais na vida uns dos outros.
      Um beijo grande, muita saudade!

      Excluir
  2. Ô coisa... escrevi um monte de coisa e perdi =(

    Mas... tentando lembrar (mas nunca é igual e a gente sempre pensa que antes era melhor):
    Ô gente!!
    Que saudades! Adorei ler suas palavras Eli, assim como as da Loura! ADOREI!
    É tudo isso e um pouco mais. Só entende quem viveu. Por tudo que vivemos, sentimos, conhecemos e, principalmente, por todos que compartilharam esse tudo conosco.
    Eu sempre quero voltar, voltei ano passado, torço para conseguir voltar esse ano... Sei que nunca vai ser igual. Mas quando volto lembro de todos com uma clareza tão grande, que parece que os vi ontem. Das risadas, dos choros, das canções, dos gostos, dos perfumes, das texturas... dos sentimentos. Fica tudo ali bem pertinho. Quase dá para tocar!
    Sinto uma saudade imensa... mas é um sentimento bom e gostoso de sentir!
    Paris, para mim sempre vai ser Paris, mais que uma cidade, mais que um lugar... quase um ser... viva.
    E me pego muitas vezes lembrando e pensando:
    "Sempre haverá Paris" =)
    E assim sempre terei essas lembranças!
    Da nossa, pra gente, linda e imperfeita! E, exatamente por assim ser... Parfait! =)
    Desolé para quem não tem uma Paris assim!

    Beijuuuus
    Eli, obrigada por dividir tudo isso conosco. Venho sempre ler seu blog, adoro, nem sempre deixo recadinho. Mas sempre penso: Quem bom que ela publica aqui e eu posso vir ler... sobre Paris e sobre muitas outras coisas tão belas e fortes quanto. Obrigada mesmo! Sempre aprendo. E sempre mato um pouquinho da saudades!
    Tu és SHOW!

    ResponderExcluir