15.7.10

14 de julho

As imagens não dão, não podem dar, conta do que foi a queima de fogos na Torre Eiffel na noite do 14 de julho.
A experiência de chegar antes de escurecer, ver a Torre se acendendo aos pouquinhos, presenciar toda a área ao seu redor se encher de gente, e, finalmente, começar a ouvir música francesa e os fogos estourando em sincronia com o som, durante exatos trinta minutos, é inexprimível através somente das fotos.
Em 'Gênio indomável', um filme de Gus Van Sant de 1997, vemos Robin Williams, o professor, dizer para Matt Damon, o rapaz superdotado que é seu aluno, que, não importa a sua inteligência acima da média, há experiências pelas quais ele não passou, vivências que lhe virão apenas com o tempo e que farão diferença na sua abordagem de mundo. Saber de algo teoricamente não é a mesma coisa que ter vivido. O personagem resume de maneira bastante poética, ao dizer qualquer coisa como: "você pode ter lido tudo sobre a Capela Sistina, conhecer toda a sua história e todas as pinturas que ela contém, mas nunca esteve lá dentro. Nunca sentiu o cheiro dela".
Participar da cerimônia de ontem foi, para mim, qualquer coisa assim como sentir esse 'cheiro'. Pensar no que os franceses estavam, de fato, fazendo ali, teve esse significado: o dia de ontem foi, na verdade, a comemoração do nascimento dos valores modernos. Não apenas para a França, mas para boa parte do ocidente. Por mais que os já conhecidos conceitos de 'igualdade, liberdade e fraternidade' estejam colocados em xeque pelo narcisismo pós-moderno, ainda assim, é uma data que merece ser comemorada.
Para quem quiser ter uma idéia do que foram os fogos, duas opções no link abaixo. A primeira tela mostra o vídeo completo (31 minutos) e a segunda, uma seqüência de fotos animadas (3 minutos): http://14juillet.paris.fr/






2 comentários:

  1. Há coisas nessa cidade que realmente encantam. Este dia foi um desses, em que tudo parecia encantar... Jamais esquecerei a atmosfera da cidade, os rostos maravilhados com tanta beleza, e eu... com cara de boba, vendo todas aquelas luzes e ouvindo a música que elas acompanhavam. Lindo! Realmente...

    ResponderExcluir
  2. Os fogos do 14 de julho realmente se vive! Já o vivi por duas vezes... uma muito diferenbte da outra... mas ambas experiências inenarráveis... ;)

    Pois é... "sentir o cheiro" das coisas faz toda a diferença... Viver é assim! Faz toda a diferença ;)

    ResponderExcluir